Rui Rodrigues

Rui Rodrigues (1988)

Iniciou os seus estudos de piano aos 8 anos com o Prof. João Baltazar, ingressando no Conservatório das Caldas da Rainha aos dez. Em 2006 concluiu os estudos musicais de conservatório na Escola de Música de Santarém, na classe da Profª. Maria Filomena Campos e é aceite na classe de piano do Prof. Miguel Borges Coelho na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto. Paralelamente participou em várias masterclasses de aperfeiçoamento pianístico com professores de renome como Vitaly Margulis, Luiz de Moura Castro, Paul Badura-Skoda e Madalena Soveral. Ao longo dos seus estudos obtém diversos prémios em concursos de piano, destacando-se o primeiro lugar ex-equo no concurso "Helena Sá e Costa" em 2009, que lhe permitiu estrear-se como solista com o 3º Concerto para Piano e Orquestra de Bèla Bartók sob a batuta do Maestro Pedro Neves.

Em 2010 inicia os seus estudos em direção orquestral com o maestro Jean-Sébastien Béreau na sua classe no Conservatório de Lille. No ano seguinte é aceite na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena, onde conclui o mestrado em Correpetição com Konrad Leitner e o de Direcção Orquestral com Johannes Wildner, tendo aprofundado os seus conhecimentos com os maestros Uros Lajovic, Simeon Pironkoff e Mark Albrecht. Em 2015 tem o seu debut operático com a ópera «Mare Nostrum» de Mauricio Kagel e no ano seguinte o encenador Hannes Schladebach convida-o a a desempenhar as funções de director musical e preparador vocal numa produção da ópera de Monteverdi «L'Incoronazione di Poppea». Ainda em Viena teve a oportunidade de dirigir a Beethoven Kammerorchester Mödling e a Webern Kammerphilarmonie

Rui desempenhou funções de pianista e maestro no coro do Círculo Portuense de Ópera até 2011. A convite da Fundação Calouste Gulbenkian, foi correpetidor e preparador vocal em vários projectos da European Network of Opera Academies (ENOA), trabalhando com os maestros Jan Wierzba  e Yi-Chen Li. Em 2016 e 2017 reforçou pontualmente a equipa de pianistas-correpetidores do Teatro Nacional de S. Carlos. Em Viena, foi pianista da associação «Opera Allegra» e coralista do coro Arnold Schoenberg, para o qual correpetiu em 2014 o projecto de Rosamunde de Schubert com a Filarmónica de Viena, sob a batuta de Nikolaus Harnoncourt e em 2015 o do Requiem de Mozart num concerto com a Orquestra Nacional de Atenas sob a batuta de Vassilis Christopoulos.

Desde cedo que desenvolveu um forte gosto pela composição, já tendo obtido diversos primeiros prémios, destacando-se o Concorso per Banda Romualdo Marenco 2006, Novi Ligure, Itália e o III Concurso de Composição para Banda Sinfónica 2015?, organizado pela Banda Sinfónica Portuguesa.

Actualmente é pianista correpetidor na casa de ópera alemã Komische Oper Berlin, posição que mantém desde Março de 2018.

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E-mail: rui.pasr@gmail.com

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