Jorge Campos

JORGE CAMPOS [n. 02-07-1969, em Eiriz - Paços de Ferreira/Porto].

A par da execução de Trompete na(s) Banda(s) Militar(es) do Exército, estudou Percussão (Conservatório Nacional de Música de Lisboa com o Professor Carlos Voss), Direção de Coro/Orquestra (Escola Superior de Música de Lisboa com os Professores Roberto Pérez e Christopher Bochmann) e Composição (Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo - Porto, com os professores Cândido Lima, Filipe Pires, Virgílio Melo, Carlos Guedes e Eugénio Amorim). Em complemento curricular, por um lado, participou em diversos seminários multitemáticos com personagens impares no panorama musical nacional e internacional como: Virgílio Melo, Paul Burg, Pedro Oliveira, Emmanuel Nunes, Cândido Lima, António de Sousa Dias, Mikael Laurson. Por outro lado, tem um conjunto diversificado de colaborações performativas, a destacar: a Orquestra Sinfónica Juvenil, a Orquestra do Norte, a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e o Coro de Câmara de Lisboa. 

A partir do Mestrado em Composição e Teoria Musical (ESMAE- Porto, 2013), tende a convergir para o universo "Banda e suas repartições" uma grande parte da suas vontades e crenças. Contudo, a produção composicional impõe-se numa diagonal da orquestra ao coro, da música de câmara à eletroacústica e a música para teatro, incorporando aí interpretes de grande valor artístico como as Bandas do Exército Português (Queluz e Porto), a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (Lisboa), a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Basorchester Südwind (Alemanha), a Orquestra Calouste Gulbenkian, a Orquestra da Casa da Música (Porto), os Almost6 (ensemble de trompetes de Lisboa), o OboéFagote Ensemble, Nuno Silva (clarinete solista da Orquestra Metropolitana de Lisboa), Jorge Almeida (trompete principal da Orquestra Sinfónica Portuguesa), Nuno Pinto (professor de clarinete na ESMAE - Porto), Horácio Ferreira (clarinete), Gil Magalhães (professor de flauta transversal na Universidade do Minho - Braga), entre outros. 

A proximidade ao universo banda, possibilitou a realização de vários projetos musicais, como "Bandas em Manobras - 2011", este, resultante da parceria do Serviço Educativo da Casa da Música/Porto e das Manobras do Porto/Porto 2.0, noqual foi coautor e responsável pela curadoria.

A edição em 2012 do CD do concerto ao vivo , uma produção repartida entre o quinteto de trompetes Almost6 e Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana - Lisboa, permitiu a fixação no tempo de algum do seu repertório para banda. 

No mesmo ano, foi conferencista com o tema "Sinfonia Breve Nº1 de Álvaro Cassuto": apontamentos sobre uma versão para banda, na 20ª Conferência do IGEB/Coimbra (International Society for the Research and Promotion of Wind Music- Áustria) organizada pelos institutos de investigação ligados à Universidade de Coimbra e a Universidade Nova de Lisboa, mas também, no 1º Estágio de Orquestra de Sopros da Academia de Música "em Diálogo" (Monsul - Póvoa de Lanhoso) com o tema "BANDA: práticas de repertório". Em 2017, no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa, como conferencista convidado, apresentou o tema "Banda vs outras áreas performativas" no âmbito do coloquio: "Bandas e música para sopros: (re)pensar histórias locais e casos de sucesso".  Nos últimos dois anos (2018 e 2019), nas comemorações do aniversário da Banda Musical de S. Pedro da Cova, integrou os vários painéis de oradores para os temas: (1) "As práticas de repertório das bandas em Portugal, da segunda metade do século XIX até aos dias de hoje", e (2) "a influencia da revolução liberal e do liberalismo nas bandas comunitárias".  

Em três concertos comemorativos do Dia do Comando do Pessoal do Exército Português (19NOV15, 29NOV16 e 21NOV17) realizados na Casa da Música - Porto, foi o responsável pela curadoria, composição e arranjo musical, resultando daí partilhas artísticas da Banda do Exército Destacamento do Porto com os Galandum Galundaina, a Orquestra de Bandolins de Esmoriz, os Canto d`Aqui e com os John Wesley Harding. Porém, é em 2009 que o princípio artístico anteriormente descrito se inscreve como o primeiro exemplo, mas com outros intervenientes: Corvos e Banda Sinfónica do Exército (Queluz), concertos de estreia que se realizaram a 30 e 31 de janeiro, no Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra). No mesmo âmbito: a Banda Musical do Pontido com os Basic Black (2017) e com os Al Medievo (2019).    

Desde 2013, é o diretor musical e maestro titular da Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada, e desde 2017, colabora regularmente, como maestro, com a Orquestra de Santo Tirso.

É membro da "The International Military Music Socitey (IMMS)". 

 

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